Tire suas dúvidas

  • Gestantes podem realizar Ressonância Magnética ?

    ...
    +
    A Ressonância Magnética não é recomendável realizar-se em pacientes gestantes na fase embriológica (menor que 12 semanas). Acima de 12 semanas (período fetal) não há contra-indicação absoluta, devendo ser avaliada em cada caso a indicação clínica.
    Fonte:
  • Pode-se realizar Ressonância Magnética no mesmo período que está fazendo radioterapia?

    ...
    +
    De maneira geral a radioterapia não contra-indica a realização de Ressonância Magnética. Contudo, deve-se analisar o objetivo do exame, visto que após a radioterapia pode ocasionar inchaço no local aonde foi irradiado e ocasionar resultados da doença de aspecto distorcido.
    Fonte:
  • A Tomografia Computadorizada causa algum tipo de reação em mulheres gestantes ?

    ...
    +
    Exames médicos de imagem são geralmente seguros durante a gravidez. Se você está grávida, e está tudo certo para realizar um exame de imagem quando o seu médico considerar necessário, para determinar o curso futuro da assistência médica, tenha em mente que sua saúde também é importante para a saúde do seu bebê. Ultra-som e Ressonância Magnética são procedimentos diferente de Raios-x. O ultra-som é comumente usado durante a gravidez, sem casos conhecidos de danos ao feto pelo procedimento. Apesar de não ser utilizado tão frequentemente como  ultrassom, o mesmo é verdade para Ressonância Magnética. Fluoroscopia radiografia, Tomografia Computadorizada (TC) todos usam raios-X para produzir imagens. Os raios-X são um exemplo de radiação ionizante. Este tipo de radiação pode ser prejudicial quando utilizados em quantidades elevadas, porém essas quantidades são raramente alcançadas em exames médicos. Portanto, o risco potencial é muito pequeno. Os potenciais riscos à saúde que possam ocorrer com as quantidades de radiação utilizadas na imagem são tão infrequentes que não foram capazes de ser detectados. Mesmo que o risco das radiações ionizantes sejam pequenas, é importante que o médico saiba que você está grávida quando um exame de imagem de raios-x, Tomografia Computadorizada for realizado. Estar ciente de sua gravidez pode ajudar o seu médico a selecionar o exame de imagem mais adequado para sua condição e manter a sua exposição à radiação em níveis baixos e apropriados para produzir as informações necessárias. Se você realizar um raios-x, Tomografia Computadorizada ou exame de medicina nuclear e descobrir que estava grávida, você não deve ficar preocupada. Na verdade, os exames de Tomografia Computadorizada que não incluem a pelve, a dose de radiação que o bebê (feto) recebe é muito menor do que a quantidade de radiação, que o mesmo vai receber a partir de radiação que existe naturalmente no meio ambiente e que toda mulher grávida é exposta em pequenas quantidades todo dia. Um cuidado e planejado exame de Tomografia Computadorizada não vai expor o seu bebê a niveis de radiação que comprometeriam o crescimento e o desenvolvimento do feto. Pode existir riscos quando múltiplos exames de TC da pelve são executados. Se você realizou um exame de Tomografia Computadorizada da pelve quando você não sabia que estava grávida, você deve discutir com seu médico. O médico pode considerar ter uma dose de radiação e análise de risco executada. Tal análise é altamente provável que demonstram que a radiação médica não coloca seu filho em qualquer perigo sério. Você deve seguir os conselhos do seu obstetra para garantir uma gestação saudável para seu bebê.

    Fonte: http://www.radiologyinfo.org/en/safety/index.cfm?pg=ImageWiselyMenu
  • Porque não pode-se realizar exames com anestesia quando se está gripado ou com tosse ?

    ...
    +
    Existem dois fatores que contra-indicam anestesia em pacientes: gripe e/ou tosse:

        Pacientes gripados podem produzir rolhas nos brônquios, devido ao contato do oxigênio com a secreção existente nos pulmões quando o paciente está gripado, e com isso impedindo a respiração normal;

        Pacientes com secreções nos pulmões ou na garganta respondem com tosse, assim sendo, é indicado a remissão do quadro gripal para realização do exame com anestesia;


        Lembrando que todo paciente anestesiado recebe oxigênio suplementar via nasal.



    Fonte: Dr. Cleber Benedito da Silva – CRMMT 2621 – Médico Anestesista
  • Telefone de contato?

    ...
    +
    Telefone:
    (65) 2121-6363

    Fonte:
  • Quanto tempo leva para o contraste chegar até a parte examinada ?

    ...
    +
    De segundos a minutos, ou seja, durante a realização do exame após a injeção do mesmo.
    Fonte:
  • Quem tem rinite alérgica ou trombose pode realizar Tomografia Computadorizada com contraste ?

    ...
    +
    Pode sim. Antes deve ser feito um preparo prévio orientado pelo serviço de imagens.

    Fonte:
  • Uma Ressonância Magnética pode desmentir uma Tomografia Computadorizada?

    ...
    +
    Os exames de Tomografia Computadorizada e Ressonância Magnética são métodos de imagens diferentes, devendo ser interpretadas como tal e respeitando as diferenças técnicas entre os mesmos. Em geral são complementares. Desmentir, o que nós entendemos serem discordantes ou não confirmar achado em um ou achado em outro ou vice-versa, isso pode ocorrer devendo ser avaliado caso a caso.”

    Fonte:
  • A Tomografia pode apresentar alguma reação após o exame, algum efeito colateral?

    ...
    +
    Após a realização de Tomografia Computadorizada pode-se retornar as atividades normalmente. Caso o paciente tenha realizado o procedimento sob anestesia, o mesmo deverá ir acompanhado e o médico anestesista do período irá fazer as orientações pós-anestésicas.

    Fonte:
  • O que é Ressonância Magnética ?

    ...
    +
    A Ressonância Magnética Nuclear, ou RMN, é um método para produzir imagens altamente detalhadas de órgãos e tecidos em todo o corpo sem a necessidade de raios-X ou radiação "ionizante". Em vez disso, a RM usa um poderoso campo magnético, ondas de rádio, mudando rapidamente de campos magnéticos e um computador para criar imagens que mostram se apresenta lesão, doença ou condição anormal

    Fonte:
1 2 3 4