Ressonância Magnética

A Ressonância é um dos métodos mais avançados no diagnóstico por imagem, com ampla capacidade de detectar doenças ou alterações em diversos órgãos do corpo humano. As imagens pela Ressonância Magnética permitem que os médicos avaliem melhor várias partes do corpo e determinadas doenças que não poderiam ser avaliadas adequadamente com outros métodos, como Raios-X, Ultrassom e Tomografia Computadorizada ou como complementação diagnóstica de outros métodos. Ela é baseada na captação de imagens através de um campo magnético e ondas de rádio que são processadas digitalmente por um computador, sem a utilização de radiação (raios-x).
 
Ressonância Magnética de Mama 
 
A Ressonância Magnética de Mama proporciona valiosas informações acerca de muitas patologias mamárias que não podem obter-se mediante outras modalidades de diagnóstico, como a mamografia e ultrassonografia. A Ressonância Mamaria não substitui a mamografia, mas se trata de uma ferramenta adicional para detectar e determinar a evolução do câncer de mama e outras alterações mamárias.
 
Preparo
 
Para realização de Ressonância Magnética pede-se apenas que o paciente esteja em jejum total de quatro horas antes do exame. Caso seja necessário a injeção de contraste, o paciente estará preparado. Deve-se estar mais atentos às contra-indicações e informações que devem ser ditas à atendente. Confira abaixo.
 
Contra Indicações:
Quando o paciente possuir alguns dos itens descritos abaixo:
 
 - Implantes metálicos: dispositivo intra-uterino(DIU), válvula cardíaca, placa,  pino, stent, clip de aneurisma cerebral, estilhaço no corpo, piercing, prótese metálica, aparelho ortodôntico.
- Implante eletrônico: marca-passo cardíaco, neuro-estimulador e implante coclear.
- Tatuagem ou maquiagem definitiva recente (três últimos meses).
- Deve-se informar à atendente caso o paciente possua doença renal grave, neste caso, O material de contraste, o chamado gadolínio deve ser suspenso, devido possibilidade de desenvolvimento de lesão na pele (endurecimento?), em virtude de uma patologia chamada nefroesclerose sistêmica.
 
Informações que o paciente deve comunicar a atendente:
 
- Você pode estar grávida?
- Você se submeteu a alguma cirurgia nos últimos 6 meses?
- Pacientes claustrofóbicos e que tenham dificuldade em permanecer imóveis durante o exame (nestes casos, a realização do mesmo pode ocorrer sob sedação).
- Você tem alguma alergia? (informar caso necessite de sedação ou utilização de contraste).
- Você possui doença renal ? Caso sua resposta seja positiva, deve ser evitado a administração de contraste - gadolínio.
- Tatuagem ou Maquiagem Definitiva feita recentemente.
 
O que acontece durante o exame:
 
Você permanece deitado numa mesa que desliza para dentro do aparelho que emitirá alguns sons provocando certo desconforto (para amenizar esse desconforto é utilizado o protetor auricular), neste momento é necessário permanecer imóvel para a captação das imagens, o tempo de duração pode variar de 15 a 30 minutos. Durante todo o exame você é observado, podendo conversar e ouvir instruções do profissional responsável.
 
Observações:
- Trazer resultados anteriores.
- Limite de peso para realização do exame: 120kg.  
 
Resultado do exame:
O resultado poderá ser liberado até 72 horas (sem contar sábado e domingo), podendo ser necessário mais tempo, neste caso o Cadim informará o paciente com antecedência.
 
Entregas de Resultados:
 
Segunda à Sexta- Feira: 08:00 às 12:00h - 14:00 às 17:00h.
Sábado: 08:00 às 12:00h.